domingo, 3 de abril de 2011

Das coisas concretas.

Às vezes, conveço-me de que Saint-Exupery estava certo: “ O essencial é invisível aos olhos”. Deparamo-nos, o tempo todo, com imagens, sons, cheiros, sensações. Vivemos e convivemos com a tangibilidade dos fenômenos e, mesmo assim, é aquilo que assiste por trás dessa tangibilidade que realmente importa. Toda forma se degrada,todo som termina, todo cheiro se dilui. Nada fica. A matéria se transforma rápido demais, praticamente convulsiona. E o pior é que pouco podemos controlá-la. Às vezes, penso que a maioria das pessoas é como peixes tirados da água, que ficam se debatendo com a realidade em busca de uma fagulha de felicidade que possa manter seus espíritos vivos por mais um segundo.
Quantas pessoas passam por nós e se vão? A imagem, o corpo, a matéria, se vão. Mas as lembranças, os amores, os carinhos, as saudades ficam - empregnam-se em nossas mentes e marcam-nos com facas afiadas como quem crava suas iniciais nas rochas e árvores. O que nos une, nos conecta – seja aos nossos amigos, aos nossos familiares, namoradas,namorados - é o amor, a alegria , o carinho. É como se uma imensa e complexa rede emaranhasse nossas trajetórias. As pessoas até se vão, mas a rede continua - se entrelaçando – nos conectando todos. A rede fica. O amor fica. As pessoas vão. Os corpos vão. Os conceitos sempre se dissolvem no final.
Títulos não significam conhecimento, nem competência. Dinheiro não significa felicidade. Companhia não significa ausência de solidão. Estar sozinho não significa solidão. Chorar não significa tristeza. Ser budista não significa ser iluminado. Sexo não significa pecado. Moral não significa virtude.
Adoramos classificar coisas, dar títulos, dar rótulos, criar conceitos. Tudo o que importa é aquilo que transcende isso. Conceitos, títulos e rótulos são importantes- tornam a vida prática, objetivam as idéias. Mas tem momentos que precisamos ultrapassar os limites da praticidade – e , então, os conceitos, os rótulos, as imagens, o tangível, tornam-se dipensáveis. É como atravessar o rio com uma canoa. Depois que você atravessa o rio, você não continua levando a canoa nas costas. Você deixa ela na margem. Deixemos os conceitos e os rótulos no que lhes cabe – a vida prática – e compartilhemos algo um pouco maior, mais sensível, mais subjetivo, mais íntimo.
Não quero coisas concretas – quero, antes, o delírio do intangível.

2 comentários:

Diva Rossi disse...

Intangível: imaterial, impalpável, incorpóreo, intocável e intáctil
----
E viva o intangível! Valeu, Nathan!

Daniel velasques disse...

Bahhh, curti esse nathan!
e viva o intangível.